QUEM ERAM OS FILHOS DE DEUS DE GENESIS 6.1-4 ?

Introdução: Toda vez que uma pessoa se propõe a explicar um texto das Escrituras Sagradas, jamais poderá fazê-lo utilizando qualquer outro método a priori que não seja a chamada regra de ouro da hermenêutica (ciência que interpreta o texto bíblico), tal regra afirma com clareza, as Escrituras Interpretam as Escrituras.
Se é assim, então podemos desde logo excluir os mitos como sendo hábeis para explicar qualquer passagem da Bíblia, já que esta é a Palavra de Deus, estando acima das mitologias, sejam elas de quais culturas forem.

Os Descendentes de Adão

O texto em questão está localizado no ínicio da Bíblia e obedece a uma ordem estabelecida dos fatos, de modo que os filhos de Deus aqui mencionados (Gn 6.1-4) são sem dúvida alguma descendentes de Adão. Observe a exposição a seguir.
A Bíblia nos fala concernente a Adão, que Deus providenciou uma esposa para ele, cujo nome era Eva. Gn 2.18-24 daí temos a instituição da família, a “célula mater” é criada e a sociedade humana tem origem.
Desse enlace matrimonial oficializado pelo próprio Deus nascem dois filhos; o mais velho Caim depois Abel, ocorre que estes cujo nascimento é mencionado em Gn 4.1,2 não são os únicos filhos de Adão e Eva, ainda no capitulo 4.25 vemos que um terceiro filho nasce em substituição a Abel que havia sido morto por seu irmão Caim, este recebe o nome de Sete. A prole adâmica no entanto não cessa aqui, pois a Bíblia afirma em Gn 5.4 que Adão gerou filhos e filhas, segundo uma tradição antiga o número total de filhos do primeiro casal atingiu a marca de “60+/-” sendo 27 mulheres e 33 homens, a quantidade não é absurda se levada em consideração as circunstâncias da época, quais sejam:
1-Vida longa (Adão viveu 930 anos);
2-Havia abundância de saúde;
3-Tempo disponível para viver em harmonia com a esposa;
4-E...na época não havia televisão.

É importante ressaltar que embora a tradição atribua a Adão a quantidade de filhos acima mencionados, são todos atribuídos ao casal, de natureza que qualquer tentativa de inserir uma terceira pessoa como sendo a “segunda” mulher de Adão é uma falácia, que tem origem nos mitos e não suporta uma análise bíblica responsável.

Mito

Embora “os mitos” tenham nas culturas o seu lugar, são considerados tanto pela filosofia quanto pela psicologia ultrapassados numa ascenção ou evolução que filosoficamente falando passa pelas seguintes etapas; mito,religião,filosofia e ciência.
De acordo com essa proposta filosófica os mitos não podem apresentar verdades consistentes, também não produzem conhecimento seguro sobre assuntos que se propõe a discutir; por isso o dicionarista AURÉLIO define da seguinte forma o mito:
• Narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos; narrativa de significação simbólica, geralmente ligada a cosmogonia, e referente a deuses encarnadores das forças da natureza e/ou de aspectos da condição humana; representação de fatos ou personagens reais, exagerada pela imaginação popular, pela tradição etc.; pessoa ou fato assim representado ou concebido; idéia falsa, sem correspondente na realidade; representação (passada ou futura) de um estágio ideal da humanidade; imagem simplificada de pessoa ou de acontecimento, não raro ilusória, elaborada ou aceita pelos grupos humanos, e que representa significativo papel em seu comportamento; coisa inacreditável, fantasia, irreal, utopia. (Aurélio,1986:931).

Se a filosofia e a psicologia consideram o mito ultrapassado a “Rainha das Ciências” a Teologia concorda com Aurélio e o considera como mera fantasia, imaginação da mente humana logo qualquer afirmação mitológica é teologicamente rejeitada como verdade absoluta.
Feitas as devidas considerações e corroborada a verdade de que Adão não se casou senão com Eva, passemos agora às razões teológicas para a verdade já afirmada anteriormente a saber que os filhos de Deus mencionados em Gn 6.1-4 são descendentes de Adão, porém aqui vou demonstrar que não somente descendem de Adão, mas especificamente de Sete filho de Adão.
A idéia corrente em alguns círculos de que os filhos de Deus são anjos, revela total ignorância ou desprezo proposital para com as afirmações da Angelologia, quando lemos por exemplo o texto de Mt22.29-30, que afirma “...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu”, esta passagem faz-nos compreender que as paixões e os apetites sexuais são manifestações do corpo e não dos anjos celestiais, aliás diz a bíblia que os anjos são espíritos Hb 1.13,14.
Dada a clareza do texto bíblico podemos seguramente dizer que as criaturas mencionadas NÃO SÃO ANJOS.
Resta-nos pois verificar a dualidade proposta pelo texto, os filhos de Deus desejam sexualmente as filhas dos homens.
Dos filhos de Adão; Sete e Caim, surgem duas linhagens uma de crentes, piedosos e outra de ímpios e descompromissados com Deus. É na linhagem setista que observamos a célebre afirmação: “ E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Gn 5.24.
O testemunho bíblico é claro quanto ao estilo de vida dos setistas. Veja:
1- Eles invocavam o nome do Senhor Gn 4.26;
2- Andavam com Deus Gn 5.22-24;
3- Acharam graça diante do Senhor Gn 5.29; 6.8 e
4- Obtiveram testemunho de que agradaram a Deus e se tornaram herdeiros da justiça que é segundo a fé. Hb 11.5,7.

Outrossim na linhagem caimita a história é bem diferente vemos um Enoque(esse é outro diferente do que aparece em Gn 5.24) que é trisavô de Lameque, o primeiro bígamo(Gn4.19) além de manter um matrimônio estranho ao instituído por Deus é também réu confesso quando diz no capitulo 4.23 “...matei um homem por me ferir e um jovem por me pisar”. Claramente vemos que os caimitas viviam longe de Deus e de sua Palavra.
A conclusão a que chegamos então é que os seres-humanos descendentes de Sete(chamados filhos de Deus) se apaixonaram pelas belas mulheres descendentes de Caim (chamadas filhas dos homens).
Alcançado já o objetivo deste artigo, apenas quero ressaltar que os gigantes que aparecem no texto NÃO SÃO FILHOS DESSE RELACIONAMENTO, no vs.4 lemos que: “Havia naqueles dias gigantes na terra...”, e só depois é que os filhos de Deus se relacionam sexualmente com as filhas dos homens, nascendo daí, homens valentes e famosos por sua crueldade.
Por isso a Palavra de Deus nos alerta: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2Co 6.14).
Assim minha oração é que Deus nos ajude a compreender adequadamente a sua Palavra que é poderosa e que cada um possa andar e viver de acordo com a PALAVRA DE DEUS. Amém.





Glossário


Adâmica = Relativo a Adão.
Angelologia = Parte da Teologia, que estuda especialmente os anjos; natureza e obra dessas criaturas espirituais.
A Priori = Anterior a toda experiência.
Bígamo = Homem que possui duas mulheres.
Enlace Matrimonial = Casamento, Matrimônio.
Falácia = Mentira, engano.
Filosofia = (do gr. Philos, amigo + Sophia, sabedoria, conhecimento). Um conhecimento sistemático e coerente que, espontaneamente, esforça-se pela aquisição de novos conhecimentos, interpretando-os, apreciando-os, relacionando-os, aplicando-os, com o maior cuidado possível, para que haja unidade.
Outrossim = Por outro lado.
Prole = Grande quantidade de filhos, descendência; na Bíblia é também chamada semente.
Psicologia = Estudo sistemático e tanto quanto possível objetivo do comportamento humano e animal.
Teologia = Estudo sistemático sobre Deus e sua Palavra, e do relacionamento Deus – Homem (religioso), Homem – Homem (social). Ciência humana que diagnostica e propõe soluções para problemas sociais.



BIBLIOGRAFIA


_____________.Biblia Apologética de Estudo. 2 Edição São Paulo, ICP, 2005.
CÉSAR, Éber M. Lenz. História e Geografia Bíblica. São Paulo,CANDEIA, 2002.
FILHO, Tácito da Gama Leite e Outros.Introdução à Filosofia. Goiás,SEIFA,2002.
FILHO, Tácito da Gama Leite e Outros.Introdução à Psicologia. Goiás,SEIFA, 2004.
BARBOSA, José Ivan. Religiões e Seitas, Doutrinas Bíblicas, Angelologia. São Paulo, ISLI, s/d.
RICHARDS, Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. SãoPaulo,VIDA, 2004.




Sobre o autor

Florisvaldo Passos é pastor, servindo na Igreja Assembléia de Deus Tochas Acesas em Jd. Nicea Itaquaquecetuba – SP.
Teólogo formado pela FAIFA – Faculdade Teológica da Igreja Ministério Fama.
Formado em Missiologia (também pela FAIFA.)
Professor de Teologia Sistemática e Educação Cristã, na EFO – Escola de Formação de Obreiros.
Professor de EBD Escola Bíblica Dominical (classe para jovens e adultos).
Casado com Solange Passos - diaconisa da Igreja.


Simplesmente servo.